Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese



Total de visitas: 30299

TRINDADE SANTÍSSIMA

TRINDADE SANTÍSSIMA

INTRODUÇÃO

 

A Trindade Santíssima trata-se da doutrina que defende a triunidade de Deus. Isto é, ensina que o Único é Deus composto por três pessoas. Assim, Deus, não se trata de uma pessoa, mas de um Conjunto de Pessoas, ou, de uma Equipe que é responsável pela Criação, pelo Senhorio e pela Dominação do Universo.

A Doutrina da Trindade Santíssima é de suma importância, porque além das testemunhas de Jeová, a igreja Vos da Verdade (movimento, que se julga cristão) e muitos outros, estão infestando a doutrina do unicismo por todos os lugares. Isto é, eles ensinam que não há trindade alguma. Mas, não importa o que eles dizem, o importante o que a Bíblia diz.

Vamos ensinar nesta Matéria, a luz das Sagradas Escrituras, os seguintes pontos: Referências Bíblicas relativas à Trindade; O Ponto Central da Doutrina Cristã; Deus Misterioso; Funções de cada Pessoa da Santíssima Trindade; A Trindade Santíssima; e as Representações das Pessoas da Trindade Santíssima.

 

  1. REFERÊNCIAS BÍBLICAS RELATIVAS À TRINDADE

 

Não há na Bíblia Sagrada a palavra Trindade. Mas, isso não quer dizer que Ela não exista, porque há muitas referências bíblicas relativas à Mesma, a saber:

  • Em Gêneses (1: 1), o substantivo “Deus” [do hebraico é Elhim (que é Deus no plural)]. Por isso, é escrito no plural em Gênesis (1: 26) “Façamos o homem à nossa imagem”; e em Gênesis (11:7) “Eia, desçamos e confundamos”;

 Se Deus fosse uma Pessoa só estava escrito: “Farei o homem a minha imagem”; “Eia, descerei e confundirei”. Mas, não Ele disse “Façamos o homem à nossa imagem”; “Eia, desçamos e confundamos”.

  • No Bastimos de Jesus, registrado também em, Mateus (3: 16,17): onde: (a) E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água; (b) E eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele; (c) E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Resumindo: Jesus estava sendo batizado; O Espírito Santo, descendo em uma pomba; E Deus Pai, elogiando a Jesus, o seu Filho. Essa passagem bíblica mostra bem claro a existência das três pessoas, da Santíssima Trindade.
  • No Batismo em Águas: Mateus (28: 19) “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. Além, da demonstração dos três substantivos, Pai, Filho e Espírito Santo, mas, para reforçar, ainda mais, esta Doutrina, este texto bíblico revela duas conjunções de ligações (ADITIVAS), a saber, “e” que realmente, refere-se ao acréscimo das pessoas além do Pai.
  • Na Bênção Apostólica: 2ª Coríntios (13: 14) “A graça do “Senhor Jesus Cristo”, e o amor de “Deus”, e a comunhão do “Espírito Santo” seja com todos vós. Amém”.

 

  • Na promessa do Espírito Santo: João (14: 16) “E “eu” rogarei ao “Pai”, e Ele vos dará “outro Consolador”, para que fique convosco para sempre”. Este pronome na 1ª pessoa “EU” é Jesus Cristo; Este substantivo comum “PAI” é Deus Pai; E o substantivo abstrato (abstraído do verbo consolar) “CONSOLADOR” é o Espírito Santo.
  • Na Doutrina dos dons: 1ª Coríntios (12:4-6) “Ora, há diversidade de dons, mas o “Espírito” é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o “Senhor” é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo “Deus” que opera tudo em todos”. E, todavia, Este “Espírito” é o Espírito Santo; este “Senhor” é Jesus Cristo; e este Deus, é Deus Pai.

Para as pessoas que creem que a Bíblia Sagrada é a maior autoridade visível e palpável na face da terra, não tem como não acreditar nesses oito textos bíblicos: Gêneses (1: 1), Gênesis (1: 26), Gênesis (11:7), Mateus (3: 16,17), Mateus (28: 19), 2ª Coríntios (13: 14), João (14: 16), e 1ª Coríntios (12:4-6).

  1. O PONTO CENTRAL DA DOUTRINA CRISTÃ

A Doutrina da Trindade Santa, ou a Santíssima Trindade é o ponto central da Fé Cristã. Visto que os únicos Artigos: 1º, 2º e 3º do Credo dos Apóstolos, salientam a crença na Trindade Santíssima. Assim, não é apostólico um movimento que não crer na Trindade Santa.

Crer na Trindade não faz do Cristianismo uma religião politeísta, como julga o Judaísmo e o Islamismo. Porque, a Trindade não se trata de três deuses, mas de um só Deus representado por três seres diferente: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Assim, como uma família, composta por pai, mãe e filhos; Assim como um átomo, composto por prótons, nêutrons e elétrons; Assim, como as substâncias, compostas por mais de um tipo de átomo; Assim, como a luz, composta por calor, brilho e transmissão; E muito mais...

 

  1. DEUS MISTERIOSO

 

Mistério não quer dizer ficção, ou, inexistência. Diz-se simplesmente incapacidade de certa compreensão, ou de visibilidade. Exemplos: A Matemática pode ser um mistério para alguns, mas não para um matemático; A Física pode ser um mistério para muitos, mas não para um físico; A Biologia pode ser um mistério para muita gente, mas não para um biólogo; A Química pode ser um mistério para alguns, mas não para um químico; As Ondas eletromagnéticas, que conduzem os sinais de Rádio, TV, Internet, são invisíveis, mas elas são uma realidade. Assim, é a Santíssima Trindade, mesmo que alguns não conseguem, ou não querem entender, não quer dizer que Ela não exista.

 

  1. FUNÇÕES DE CADA PESSOA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

A FUNÇÃO DE DEUS PAI: Ao Pai, cabem as eternas Direções e Presidência (Mateus 26: 42; João 4: 34; 6: 38; Salmos 145:13). Muitos não concordam que o Pai, tem uma posição acima da posição de Cristo, mas segundo os textos bíblicos que acabamos de ver, o Pai é a Primeira Pessoa da Santíssima Trindade.

A FUNÇÃO DE CRISTO: Cristo, é como refere um de seus nomes, a saber, o “Verbo” que é um termo morfológico que denota “Ação” Então, Cristo é a realização, a consumação de todas as criações divinas. Assim Ele criou todo o Universo e tudo o que nele há: vejam “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez” (João 1:1-3).

A FUNÇÃO DO ESPÍRITO SANTO: Ao Espírito Santo cabe a função de dar vida e preservar todas as criações que o Pai projetou e que Cristo consumou.

EXEMPLOS

  1. NA CRIAÇÃO DO HOMEM: O Pai planejou; Cristo criou; e o Espírito Santo deu a vida e preservou, leiamos “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra” (Gênesis 1: 26); “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” (Gênesis 2:7).
  2. NO PLANO DA SALVAÇÃO: Deus Pai é o dono da Salvação, com certeza, foi Ele a quem Projetou (Salmos 62:1; 78: 22; 85:7); Cristo foi quem consumou (realizou) a salvação morrendo na Cruz; Mas, essa é implantada e preservada pelo Espírito Santo (Romanos 8: 16; 1ª João 5:6).
  3. NAS ORAÇÕES: O Espírito Santo proporciona fé ao fiel (Atos 6: 5; Romanos 8: 16); Jesus Cristo concede a autorização; E Deus Pai libera a petição (João 15: 16).
  4. REPRESENTAÇÕES DAS PESSOAS DA TRINDADE SANTÍSSIMA

Deus Pai, Deus Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo, têm: o mesmo Poder, a mesma Santidade, a mesma Eternidade, o mesmo Amor, ambos são Onipotentes, Onipresentes e Oniscientes.

Sem Deus não há comando e nem nada. Se há um controle no universo, se há universo e existência, é porque há um Deus. O único Deus é responsável pelos domínios, pelas criações de tudo e pelas existências.

Deus Pai, representa os projetos eternos, os domínios e os controles do universo; Jesus Cristo, representa as realizações, as consumações eternas; E o Espírito Santo, representa a preservação de todas as criações divinas, tanto físicas, como espirituais.

 

CONCLUSÃO

 

Acredite na Doutrina da Trindade Santíssima e defenda-a, porque a Bíblia Sagrada é a verdade e tem autoridade divina; ao contrário das testemunhas de Jeová, da igreja Vos da Verdade e de todos outros, que ensinam ao contrário.