AMPLITUDE DE COMANDO OU DE CONTROLE
Ver vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=bEteoGKGcYY
=> Refere-se ao número de subordinados que cada órgão ou cargo pode ter, a fim de que possa controlá-los com eficiência. Quanto maior a amplitude, maior o número de subordinados e, consequentemente, menor o grau de atenção e de controle que o superior pode desenvolver sobre eles.
=> A amplitude de controle ou de comando influencia a estrutura organizacional dando-lhe um formato ou um tipo de configuração.
=> Nas empresas onde ocorre grande amplitude de comando, a configuração global da organização é tipicamente achatada, ou seja, existem poucos níveis hierárquicos e grandes grupos de trabalho em cada nível.
=> Nas empresas onde ocorre pequena amplitude de comando, a configuração global da organização é tipicamente alta, ou seja, existe uma longa cadeia de autoridade (muitos níveis hierárquicos) com poucos grupos de trabalho em cada um deles.
=> Nas organizações “altas”, caracterizadas por grandes quantidades de níveis hierárquicos e pelas estreitas amplitudes de comando, as comunicações verticais se tornam morosas e são filtradas ou distorcidas por diferentes interpretações ao longo do seu caminho.
=> Além disso, as decisões que descem do nível institucional em direção ao nível operacional caminham vagarosamente e os canais de comunicação passam a conduzir informações inexatas aos níveis seguintes.
=> A amplitude de comando está diretamente ligada ao princípio da unidade de comando: cada subordinado recebe ordens de apenas um chefe, ou cada subordinado se reporta a apenas um chefe.
=> O princípio da unidade de comando forma a base da hierarquia de autoridade que se estende do topo até a base da organização. Esta cadeia de comando foi denominada, por Fayol, de cadeia escalar.
=> A amplitude de comando é influenciada por vários fatores:
- tecnologia utilizada: quanto mais complexa a tecnologia, menor a amplitude de comando;
· interdependência dos subordinados: se um fluxo de trabalho interliga subordinados, o chefe passa a ter problemas de coordenação que exigem menor amplitude de comando; se eles não estiverem interligados, ocorre menor necessidade de coordenação, permitindo maior amplitude de comando;
· similaridade de funções supervisionadas: a supervisão torna-se mais simples quando os subordinados fazem as mesmas coisas, permitindo supervisionar um grande número de pessoas;
· qualificações dos subordinados: quanto mais experientes e treinados os subordinados, menor a supervisão necessária, permitindo uma amplitude maior de comando;
· utilização de Assistentes: chefes que dispõem de assistentes diretos em suas atividades, têm mais tempo para supervisão e podem ter uma amplitude de comando mais ampla;
· estabilidade do ambiente: quando o ambiente é instável e impõe variações sobre as atividades da empresa, criam necessidade de maior coordenação, gerando a necessidade de redução da amplitude de controle.