ANÁLISE AMBIENTAL E CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS
Ver vídeo I:
https://www.youtube.com/watch?v=bqSKreCHigs
Ver vídeo II:
https://www.youtube.com/watch?v=O0TthMZK5gI
- ANÁLISE AMBIENTAL
Ao lidar com o ambiente, a empresa passa a lidar com a incerteza e com a imprevisibilidade.
O conhecimento acerca do ambiente é essencial para o processo estratégico, no sentido de compatibilizar a empresa às forças externas que a afetam direta ou indiretamente; seus objetivos, estratégias, estrutura, recursos, planos, procedimentos, operações, entradas, saídas, etc.
Enquanto os níveis mais elevados da empresa (nível institucional) estão estudando e mapeando as oportunidades e ameaças do meio ambiente, os níveis mais baixos (níveis gerencial e operacional) estão preocupados em adaptar os aspectos internos da organização às novas condições impostas pelo ambiente externo.
- CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS
- São orientadas para o lucro.
- Assumem riscos: os riscos envolvem tempo, dinheiro, recursos e esforços.
- São dirigidas por uma filosofia de negócios: os Administradores de cúpula tomam decisões que se relacionam com mercados, custos, preços, concorrência, planos e regulamentos do governo, legislação, além de assuntos internos relativos à estrutura e ao comportamento da empresa.
- São geralmente avaliadas sob um ponto de vista contábil: os investimentos e retornos são registrados, processados e analisados em termos de dinheiro (resultados).
- São reconhecidas como negócios pelas demais organizações e pelas autoridades governamentais: são consideradas como produtoras de bens ou de serviços e como tal passam a ser solicitadas pelas outras empresas, que lhes fornecem inputs, consomem seus outputs ou, ainda, concorrem com elas ou lhes aplicam taxas e impostos.
- Constituem propriedade privada que deve ser controlada e administrada pelos respectivos proprietários ou acionistas ou por administradores profissionais.
EMPRESAS COMO SISTEMAS
Conceito de Sistema:
- Um conjunto de elementos (que são partes ou órgãos componentes do sistema), isto é, subsistemas;
- dinamicamente inter-relacionados (isto é, em interação e interdependência), formando uma rede de comunicações e relações em função de dependência recíproca entre eles;
- desenvolvendo uma atividade ou função (que é a operação, atividade ou processo do sistema);
- visando atingir um ou mais objetivos ou propósitos (que constituem a própria finalidade para a qual o sistema foi criado).
Em função dessas quatro características, o sistema funciona como um todo logicamente organizado. Este aspecto de totalidade e de integridade é o fundamento de um sistema.
Todo sistema apresenta os seguintes parâmetros para possibilitar seu funcionamento:
Entradas ou Insumos (inputs): todo sistema recebe do ambiente externo os insumos que precisa para poder operar (sejam eles recursos, energia, informação, etc.).
Operação ou Processamento: todo sistema processa ou converte suas entradas através dos seus subsistemas. Cada tipo de entrada (recursos materiais; como máquinas e equipamentos ou matérias-primas; recursos humanos, como mão-de-obra; recursos financeiros, como dinheiro, créditos) é processado através de subsistemas específicos, especializados no processamento daquele tipo de entrada.
Saídas ou Resultados (outputs): todo sistema coloca no ambiente externo as saídas ou os resultados de suas operações ou de seu processamento.
Retroação ou realimentação (feedback): é a reentrada ou o retorno no sistema de parte de suas saídas ou de seus resultados.