TEOLOGIA PRÓPRIA
O CRIADOR DO UNIVERSO
Como um Deus tão grande pode se importar comigo? Ele é o Todo Poderoso.
Por onde for pode levá-Lo contigo; Mas, que Deus, Maravilhoso!
O Senhor Jeová nos livra dos perigos; Sem fazer nenhum esforço.
El-Shadai é o melhor Amigo; E a salvação de nós todos.
O Senhor dos Exércitos destrói os nossos inimigos; Na hora da angustia Ele é Socorro;
Louve-O comigo; Dos mais velhos, aos mais moços.
O Onipotente criou o universo e até o infinito; Ele cura todas as doenças, inclusive o leproso.
Com Deus tudo fica mais bonito; Rendemos glorias ao Glorioso.
Deus como Ele não há, estar escrito; Os que se dizem deuses por aí, só se enganam tolos.
Esses impostores são muitos esquisitos; Mas quem serve e adora, o EU SOU O QUE SOU, receberá um inexprimível e eternal tesouro.
Antes de iniciar esta disciplina, faço um apelo aos alunos e universitários. É comum o crente estudar em instituições pagãs. Aqui no Brasil não temos muitas, ou quase nenhuma, opção. Além disto, são inúmeros os professores que aplica a sua tese infernal, alegando que Deus não existe.
É lógico que as matérias que trata do assunto, chegam a ensinar o evolucionismo. Confrontando o criacionismo – Porém, os livros, deixa claro, que é só uma teoria – Um pensamento – A ciência humana, não define muitas coisas – E está sempre descobrindo novas coisas e abrindo mão do que ensinava anteriormente.
Quanto a Deus, a maioria dos filósofos, os mais famosos, frisa a existência de um Ser Superior Criador do universo.
Alunos de escolas seculares e universitários, pelo o amor em sua própria alma, crer, exclusivamente, na Bíblia Sagrada.
Uma vez um pastor ensinava na igreja sobre o profeta Jonas. E um jovem se levantou e disse: - Pastor, aprendemos na escola que não tem como uma baleia engolir uma pessoa – Porque apesar dela ser grande, a sua garganta é pequena, e só alimenta de peixes pequenos. E o pastor respondeu: - Se a Bíblia dissesse que Jonas tivesse engolido a baleia eu acreditaria, quanto mais que ela disse que foi a baleia engoliu Jonas.
Vamos voltar à matéria,
Não é fácil aprender a respeito de Deus, visto que, a razão nada contribui, para tão grande e importante tarefa. Para termos uma real compreensão sobre o Criador (mesmo que é impossível sabermos tudo sobre Ele) é necessário, tão somente, a fé. Isto é porque o nosso tamanho e a nossa capacidade são insignificantes em relação a Deus.
Este é um dos fatores que o define como Deus. Porque um ser que todos sabem tudo sobre ele, não pode ser Deus. O Deus verdadeiro é cercado de mistério e infinitude.
A palavra Teologia é de origem grega: Teos (Teós), que é DEUS; mais Logia (Logia), que é palavra, estudo, ciência, tratado. Então, Teologia (Teologia) é o estudo, ou, a ciência, ou, o tratado sobre Deus.
Todas as doutrinas bíblicas são denominadas “Teologia Sistemática”, portanto, elas são teológicas. Mas quando se tange a “Teologia Própria”, fala a respeito da pessoa de Deus.
Neste capítulo iremos estudar os seguintes pontos: a existência de Deus, provas da existência de Deus, os nomes de Deus, os dons de Deus e atributos de Deus.
1 A EXISTÊNCIA DE DEUS
A existência de Deus é muito diferente da existência das suas criaturas. Enquanto Deus existiu por si próprio, as criaturas dependeram dEle para existirem. A existência do Tudo Poderoso, não depende de alguém crê, ou não. Se crermos, Deus existe, se não crermos, Ele continua existindo.
Quanto aos detalhes, como por exemplos, quem, quando e como, criou Deus, não cabe ao ser humano saber. Esses detalhes são fora do nosso alcance. Mas, é aí que entra uma condição para entrarmos na Graça: a Humildade. Tudo indica que esse termo, “criação” não se encacha no fenômeno da existência de Deus. Mas, a única coisa que importa é que Deus existe e tudo prova essa grande realidade.
- PROVAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS
Deus não se preocupa em provar a sua existência. E mesmo não sendo o objetivo principal da Bíblia, ele deixa claro que Deus existe. Esta crença não se trata de vaidade, mas de necessidade. O ser humano precisa crer na existência Divina.
Neste item apresentarei três provas desta sublime existência, a saber: cosmológica, teológica e antropológica.
2.1. COSMOLÓGICA
As presenças dos cosmos (mundos) como: o sol, as luas, a terra, os demais planetas e as estrelas, não têm nada haver com a teoria do Big Bang. A Bíblia que não erra e que é a verdade, afirma que foi Deus quem os criou, Ele é o Criador do universo (Gênesis 1: 14-18; Isaias 45: 18).
Temos um exemplo muito especial relacionado ao nosso planeta: A sua exata distância do sol é propícia para a vida; A sua exata distância da lua é propícia para o oceano não submergir a terra; Os gases da atmosfera tem a concentração exata para manter a vida terrestre. Caso houvesse uma alteração no percentual no oxigênio, ou no Co2, ou no neônio, e etc. não teria condições de haver vida na terra; As quatro estações do ano garantem os temperos adequados responsáveis pelo clima propício pela vida na terra; e sucessivamente.
É impossível que tudo isso acontecesse por um acaso. Tudo isso foi muito bem projetado, arquitetado, construído e mantido. Toda essa perfeição demonstra um Criador Perfeito, Onipotente e Sábio por trás destas incríveis obras.
- TEOLÓGICA
A Teologia já traz Deus desde o seu nome: “Teo” (do grego é Deus), e “Logia” que é um adjetivo derivado de “Logos”. (Logos do grego é estudo, ciência, tratado). Então, a terminologia, “Teologia”, é o estudo, ou a ciência, ou um tratado sobre Deus.
A base da Teologia precisa ser a Bíblia. Uma teologia que não tem base bíblica, não Teologia. E a Bíblia deixa claro, de Gêneses a Apocalipse, que Deus existe (Gênesis 1: 1). O primeiro passo para a nossa salvação, é entender e aceitar que a Bíblia Sagrada é a maior autoridade visível e palpável na face da terra.
É uma loucura alguém tentar provar o contrário. Porque esconder algo pequeno é fácil, mas, tentar apagar imagem de alguém infinito é impossível. Todavia, o Todo Poderoso é revelado nas Sagradas Escrituras, desde primeiro versículo (Gênesis 1: 1). Mas, o próprio Deus mesmo, não se preocupa em provar a sua existência.
- ANTROPOLÓGICA
O substantivo, homem, do grego é anthropos (anthropos). A existência do homem é uma das provas da existência de Deus. Os néscios incrédulos sugerem que o homem veio do macaco. Mas segundo a Química, todos os elementos químicos encontrados na terra são também encontrados no homem. Isto quer dizer que Deus criou o homem do pó da terra (Gênesis 1: 26; 2: 7). E nenhum dos elementos químicos encontrados no homem é encontrado no macaco. Então, como o homem veio dele? Segundo a Biologia é impossível uma espécie se transformar em outra, visto que, há um infinito abismo entre ambas. Deus criou cada espécie individualmente (Gênesis 1: 20 – 25).
O ser humano não é como os animais irracionais, ele é muito diferente, Deus o criou de corpo, alma e espírito (1ª Tessalonicenses 5: 23). Isto é porque o Senhor o criou conforme a sua imagem e semelhança (Gênesis 1: 26). Então, o ser humano é um mecanismo físico, perfeito e vivo, isto deixa claro que o seu Criador é Vivo e Perfeito. O ser humano e inteligente é porque o seu Criador é inteligente.
Conta-se que uma professora não acreditava na existência de Deus. Não obstante ela ensinava aos seus alunos que Deus não existia. Todavia, ela fazia algumas demonstrações com eles. Como mostrar o quadro negro, os demais alunos. Ela levava-nos para fora da sala e lhes mostrava também as árvores, etc. e indagava-os: vocês estão vendo estas coisas? Eles respondiam: estamos. Então, ela explicava-os todas elas existem porque vocês estão vendo-as. Agora olham para cima, dizia a professora. E os alunos olhavam então a ela perguntava:
Vocês estão vendo a Deus? Os alunos respondiam, não! Ela dizia então Deus não existe, porque ninguém o pode vê-lo! Um dia ela repete esta mesma cena, chamado um dos alunos à frente e fazendo-lhe estas perguntas absurdas. Mostrando- o uma carteira e perguntando-o, estás vendo esta carteira? E ele disse: estou. E ela fala, a carteira existe porque você pode vê-la. Depois ela disse: Olha para cima. E ele olhou. Então ela pergunta o menino: Você ver Deus? Ele responde: não. E mais uma vez ela afirma, então Deus não existe. E uma criança da igreja assentado em sua carteira só observando aquela aberração. Ele olha para o referido colega e pergunta-o: colega, você está vendo a professora? Ele responde, estou. Isto é porque ela existe, disse o menino. E mais uma vez ele pergunta: você está vendo o cérebro dela? E ele responde: não. Então ele diz: se você não vê o seu cérebro é porque ela não tem! O cérebro dela não existe porque você não pode vê-lo!
É uma verdade, para alguém ensinar que Deus não existe é porque ele não tem consciência.
- OS NOMES DE DEUS
Fica instável e desestruturado teologicamente e espiritualmente todo o movimento que tem por lema, “o Nome de Deus”. Visto que, ninguém na terra no decorrer da história, teve uma intimidade com Deus como [1]Moisés. O próprio Deus ratificou isso em Números (12: 6 – 8). Mesmo assim, ele perguntou o Senhor o seu Nome: E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. (Êxodo 3:14). Tudo indica que o Todo Poderoso tem um Nome, mas, não foi revelado aos homens.
A palavra, Deus, significa Soberano. E as Palavras: Jeová, Javé, significam, Senhor. A Bíblia nos revela apenas atributos relativos a Deus e seus feitos. Nome mesmo, não. Mas, todavia, aprendemos a chamar esses atributos e obras, como seu Nome.
3.1. COM REFERÊNCIAS BÍBLICAS
JEOVÁ-HOSENU, "Jeová nosso criador"(Salmo 95:6). JEOVÁ-JIRÉ, "Jeová proverá". (Gênesis 22: 14). JEOVÁ-RAFÁ, "Jeová que te cura". (Êxodo 15: 26). JEOVÁ-NISSI, "Jeová, minha bandeira". (Êxodo 17: 15). JEOVÁ-MAKADDÉS, "Jeová que te santifica". (Levítico 20:8). JEOVÁ-ELOENU, "Jeová nosso Deus". (Salmo 99: 5, 8). JEOVÁ-ELOEKA, "Jeová teu Deus". (Êxodo 20: 2, 5, 7). JEOVÁ-ELOAI, "Jeová meu Deus". (Zacarias 14:5). JEOVÁ-SHALOM, "Jeová envia paz". (Juízes 6: 24). JEOVÁ-TSEBAOTE, "Jeová das hostes". (1 Samuel 1: 3). JEOVÁ - ROÍ, "Jeová é meu pastor". (Salmo 23:1). JEOVÁ-HELEIÓN, "Jeová o altíssimo". (Salmo 7: 17; 47:2). JEOVÁ-TSIDKENU, "Jeová nossa justiça". (Jeremias 23:6). JEOVÁ-SHAMÁ, "Jeová está lá". (Ezequiel 48: 35).
3.1. SEM REFERÊNCIAS BÍBLICAS
JAVÉ: O Auto Existente; ELOHIM: O Forte (este nome refere-se à Santíssima Trindade, pelo fato de está no plural); EL-OLAM: O Deus Eterno; EL-SHADAI: O Todo-Poderoso; EL-ELYON: Deus Altíssimo; ADONAI: Senhor, Soberano; SANTO DE ISRAEL: Santidade; ROCHA: Confiável; ABIR: Poderoso; GIBOR: Valente, Poderoso; TSADIQ: Justo, Reto; QONEH: Zeloso; ANCIÃO DE DIAS: Juízo, Eternidade; ALTÍSSIMO: Transcendente; ABBA: Pai; DESPOTES (do grego): Senhor; THEOS (do grego): Deus; KYRIOS (do grego): Senhor (Dono, Proprietário).
- OS DONS DE DEUS
Dom é uma palavra da ordem gramatical, substantivo masculino. E é uma palavra muito vasta na Bíblia Sagrada. Confira:
Do grego, dom é primeiramente explicito, como dõron (Doron), significa, um bem dado a alguém, como expressão de honra (Mateus 2: 11):
Assistência social: coisas doadas para o sustento dos pobres (Mateus 15: 5; Marcos 7: 11) e etc.
Quanto aos Dons de Deus têm consideradas abrangências, a saber:
A capacidade que o ser humano tem para: trabalhar, administrar bem suas finanças, enriquecer e viver bem (Eclesiastes 3: 13; 5: 19);
Os Estilos de vida, as maneiras viver (1ª Coríntios 7: 7);
Jesus Cristo, o Salvador (João 4: 10). Mas antes de sair criticando a expressão “Cristo, um dom de Deus” leia o texto bíblico;
A Vida Eterna (Romanos 6: 23);
A salvação (Efésio 2: 8);
Operações: As possibilidades da manifestação sobrenatural (1ª Coríntios 12: 6).
“Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento” (romanos 11: 29).
5 OS ATRIBUTOS DE DEUS
Atributo é um conjunto de características que designa um ser. Veja os Atributos que designam a Deus:
5.1. ATRIBUTOS INCOMUNICÁVEIS DE DEUS (atributos que só pertencem a Ele):
- a) INFINITUDE: não tem fim;
- b) ETERNIDADE: não teve começo e nem jamais terá fim;
- c) IMUTABILIDADE: não muda;
- d) ONIPRESENÇA: único presente em todos os lugares ao mesmo tempo;
- e) ONISCIÊNCIA: único ciente de todo passado, presente e futuro, até mesmo, de todo pensamento;
- f) ONIPOTENTE: único que tem todo poder nos céus, na terra e no mar.
5.2. ATRIBUTOS COMUNICÁVEIS DE DEUS (atributos que Deus transmite para suas criaturas):
- a) Sabedoria: DEUS É SÁBIO, mas possamos ser um pouco sábio também.
- b) Amor: DEUS É AMOR, mas nos podemos ter amor igualmente.
- c) Santidade: DEUS É SANTO, mas nos podemos ser santos também.
- d) Verdade: DEUS É A VERDADE, mas nós podemos ser verdadeiros igualmente.
- e) Justiça: DEUS É JUSTIÇA, mas nós podemos ter justiça também.
- f) Liberdade: DEUS É LIBERDADE, mas nós podemos ser livres igualmente.
- g) Humildade: DEUS É HUMILDE, mas nós podemos ser humildes também.
O ser humano só precisa de fé e humildade para ir conhecendo o TODO PODEROSO, O SENHOR dos céus e da terra...
[1] Alguns estudiosos da Bíblia, afirmam que o nome de Moisés em hebraico era Túvio, e o nome de sua mãe era Bítia, a filha do faraó, que se afeiçoou tanto a Moisés, seu filho adotivo, que foi gloriosamente preservada por Deus e, no Êxodo dos israelitas, acompanhou o povo de Deus, casando-se com Merede, um israelita que a tomou por esposa, ao que tudo indica, com a plena aprovação de Moisés. Encontramos este relato, tão insólito quanto maravilhoso, em I Crônicas 4:18b: "E estes foram os filhos de Bítia, filha de Faraó, que Merede tomou."